4 REQUERIMENTOS NECESSARIOS PARA UM EDIFICIO SUSTENTAVEL

julho 11, 2016
admin

Construir um edifício sustentável não é fácil. É preciso muita responsabilidade, investimento e uma construção minuciosa e planejada, que preserve o meio-ambiente, diminua o uso de recursos naturais e que garanta qualidade de vida aos usuários.

Existem vários tipos de certificados para garantir que um edifício é sustentável. Um deles é o Sistema de Certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) desenvolvido pelo Conselho da Construção Verde dos Estados Unidos.

Alguns dos requerimentos que se avaliam neste tipo de certificação são:


O USO DE MATERIAIS


equipo-industrial

EkoArk em Taiwan, construído com garrafas de plástico reutilizadas


Segundo a Revista Nodo, para que um edifício seja sustentável, seus materiais devem ser:

- Materiais locais: Para um material ser considerado local, a extração da matéria prima e os processos de produção devem estar perto da construção. Para a Certificação LEED, deve estar no máximo a 804 Km de distância.

- Materiais reciclados ou reutilizados: A maioria dos materiais devem ser reciclados ou reutilizados, por exemplo: borracha de pneus, garrafas de plástico, vidros, etc.

- Materiais duráveis: Que sejam resistentes à passagem do tempo e aos fatores climáticos (água, vento e ao sol). A pedra e o tijolo cerâmico são materiais que demonstraram sua durabilidade com o passar dos anos, mas também há outros materiais como o aço inoxidável e o cobre, que são muito usados também.


A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

paneles-solares

Fuente de imagen: futurorenovable.cl


Se levam em consideração o tema de economizar recursos energéticos usados no edifício, a geração de energia própria e que por sua vez seja renovável (como é o exemplo dos painéis solares), o controle da utilização da calefação e o uso de sistemas para controlar a luz.


A EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ÁGUA

Controlar o consumo de água para evitar qualquer desperdício é muito importante. Por exemplo: aproveitar parte da água de chuva, instalar sistemas de detecção de fugas, etc.

horro-de-agua

QUALIDADE DO AMBIENTE

Se trata de ter um ambiente interno saudável. Com boa ventilação mas também isolado do calor e do frio. Também é levado em consideração a orientação solar e a iluminação natural.


torre-montenegro
NA AMÉRICA LATINA

Brasil é o país que conta com maior número de projetos certificados na América Latina, seguido pelo México, e depois Argentina, Chile, Comlombia, Costa Rica, Panamá, Peru e Uruguai.

Veja mais sobre o assunto em https://pt.wikipedia.org/wiki/Leadership_in_Energy_and_Environmental_Design.

Sin comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>