7 CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

março 13, 2016
admin
seguridad-construccion

Na INCERPAZ levamos a sério a segurança dos nossos trabalhadores. Assim como em toda companhia industrial que trabalha com máquinas pesadas, somos conscientes de que existe um risco de acidente laboral em nossas plantas de produção de cerâmica. Para prevenir estes acidentes, o primeiro passo é conhecer as principais causas.

Quando ocorre um acidente, não se deve atribuir ao azar. Um acidente é o resultado de uma ou várias situações que podem ser identificadas e controladas. É necessário investigar com seriedade a causa de cada acidente para evitar sua repetição.

Neste artigo indicamos as sete causas mais frequentes de acidentes de trabalho:


1.- Negligencias e atos Inseguros:


São atos que, ao realizá-los ou deixar de realizar, geram um risco para o trabalhador ou outras pessoas. Alguns exemplos seriam:

  • - Trabalhar em uma escada instável.
  • - Não usar arreios quando trabalhar a diferentes alturas ou não enganchar os arreios a um ponto seguro.
  • - Carregar materiais, equipamentos e ferramentas de maneira insegura.
  • - Trabalhar em estado de ebriedade.
  • - Realizar brincadeiras, jogos ou piadas durante o trabalho.
riesgos-construccion

2.- Tropeços e escorregões


proteccion-piso-mojado

Os pisos molhados são perigosos, especialmente se são de superfície lisa e não se utiliza calçados adequados. As ferramentas e máquinas depositadas em uma zona por onde passa muita gente, os cabos que cruzam zonas de trânsito de pessoas, partes que saem de máquinas, etc. contribuem aos tropeços que, dependendo das circunstâncias, podem ser graves. Uma maneira de prevenir os tropeços é iluminar muito bem as zonas onde possam ser mais frequentes.


3.- Transporte de itens pesados


Muitas das lesões musculares, principalmente nas costas, produzidas no local de trabalho são provocadas por levantar objetos de forma incorreta, ou que são muito pesados. É um erro levantar um objeto pesado do chão sem dobrar as pernas, sem pedir ajuda ou leva-los em cima dos ombros.

cargar-mucho-peso

4.- Queda de objetos


Se peças altas de maquinaria, ferramentas ou outro utensílios não estão bem fixados, um golpe acidental na estrutura poderiam fazer com que caiam sobre os trabalhadores.


5.- Fatiga


Trabalhar por mais tempo ou com maior intensidade que os limites razoáveis pode produzir um caso de Esgotamento físico e mental, que ocasiona más decisões, reflexos mais lentos ou falta de atenção.


6. Stress


fatiga-industrial

O dinheiro, a saúde, as relações pessoais, o ambiente de trabalho, etc. são fatores que influenciam o Stress em uma pessoa. Quando a mente de um trabalhador está muito distraída por ameaças reais ou não, é mais provável que não respeite medidas de segurança, não preste atenção aos procedimentos ou cometa erros que podem causar acidentes.


7. Manejo de substancias ou situações perigosas


Os produtos químicos, cortantes, inflamáveis, tóxicos, muito quentes, etc. são perigosos e se deve manejar com extremo cuidado quando se trabalha com eles. Não seguir as regras de segurança nestes casos pode dar lugar a queimaduras, explosões, doenças respiratórias, cegueira, infecções ou outro tipos de lesões graves.

gases-industriales

Sin comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>