Compostagem com Cerâmica Vermelha

novembro 30, 2015
admin

A compostagem é a decomposição controlada de produtos orgânicos e serve para adubar o solo. É um processo de reciclagem 100% natural, onde se utiliza restos de jardim, como folhas secas; restos de alimentos, como pedaços de frutas, verduras, cascas de ovo. Não se aconselha utilizar restos de comida preparada de refeiçoes. Aqui iremos mostrar como realizar compostagem domiciliaria utilizando blocos cerâmicos.

O objetivo principal da compostagem é reciclar lixo domiciliar orgânico. Desta maneira se reduz a quantidade de lixo que produzimos, e é inevitavelmente dirigido a aterros municipais. Assim ajudamos a melhorar os temas de poluição e contaminação da água, ar e solo.

Compostagem com cerâmica vermelha
COMO REALIZAR A COMPOSTAGEM DOMESTICA

Primeiro passo:

Encontrar o lugar e prepará-lo. Se pode designar um espaco com 40cm de profundidade. Por estética aconselhamos utilizar cerâmica em volta, mas também se pode usar madeira.

Compostagem com blocos de cerâmica INCERPAZ
Compostagem com cerâmica vermelha de qualidade
Segundo passo:

Colocar no fundo uma camada de serragem para evitar mal cheiro e conservar a umidade.

Terceiro passo:

Separar a matéria orgânica produzida em casa. Se os alimentos ou cascas estão muito secas, molhe-as com água para conservar a umidade.

Quarto passo

Cubrir os desperdícios com uma camada de serragem e com uma camada de terra.

Quinto passo:

A cada 10 dias se deve remover a composta para ter oxigenação. Em caso de estar muito seco, adicionar água. É normal que aumente a temperatura durante o processo (e por isso a cerâmica é uma boa opção, por ser um excelente isolante térmico). A presença de formigas é um ótimo sinal, porque elas aceleram o processo.

Sexto passo:

Depois de quase um mês, sua composta estará pronta para a colheita. Pode utilizá-la em uma horta ou em seu jardim, misturando com um pouco de terra.

Sin comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>