Speicherstadt: Cidade de Armazens e Tijolos

junho 09, 2016
admin
ciudad-almacenes-ladrillo

A cidade de Hamburgo (Alemanha) tem o segundo porto mais importante da Europa e dentro dele existe uma grande jóia de cerâmica vermelha: Speicherstadt.

O nome é difícil de pronunciar, mas literalmente significa “Cidade de Armazéns”. São 26 hectares construídos entre 1883 e 1927 que a converteu inicialmente em um dos maiores armazéns do mundo.


plano-speicherstadt

Este lugar é impressionante por suas fachadas neogóticas de tijolo vermelho. Para os amantes do tijolo visto, é um sonho.


edificios-ladrillo-visto
muros-ladrillo-visto

Estes edifícios industriais foram construídos com muita estética e encanto, algo difícil para esse tipo de construção. Sem dúvida, pelas características do tijolo e pela rica variedade de cores que utilizaram, se criou uma harmonia misteriosa a este bairro.


ladrillos-ciudad

Em 2015, Speichersadt foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. O uso atual já não é armazenar grandes carregamentos portuários, mas principalmente como escritórios corporativos.

Um edifício muito interessante em Speichersadt é o “Chilehaus”, também declarado Patrimonio Mundial da Humanidade. Este edifício é um excelente exemplo do movimento arquitetônico “expressionismo em tijolo”.


Chile-ladrilo-construciones

Um edifício de 36 mil metros quadrados com tijolo visto. É muito característico pelos seus ângulos e pontas sobressalientes, além das tonalidades do tijolo se adaptarem muito bem ao ambiente húmido de Hamburgo.



Sin comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>